Loading...

As empresas e o assistente social

O nosso século tem provocado o surgimento de novas demandas de trabalho, estimulando uma diversidade de saberes na construção de novas...

O nosso século tem provocado o surgimento de novas demandas de trabalho, estimulando uma diversidade de saberes na construção de novas práticas profissionais capazes de responder às exigências do mundo contemporâneo. Neste contexto, o Serviço Social demonstra capacidade crítica na interpretação da realidade social e na elaboração de propostas de intervenção capazes de dar respostas às manifestações da questão social.

O assistente social ampliou seu espaço de atuação, até então preponderante na esfera pública estatal, inserindo-se no espaço das instituições privadas, resultado do crescimento econômico e da presença política das empresas na sociedade atual. O fazer deste profissional incidi sobre o “bem” mais valioso da empresa: a força de trabalho.

A princípio este profissional foi convocado pelas empresas capitalistas para atuação em gestão de RH, desenvolvendo atividades de caráter educativo e de prestação de serviços sociais junto a funcionários. Esta atividade foi consolidada pelo gerenciamento científico da força de trabalho mediante um padrão de eficiência, contribuindo para o aumento da produtividade no trabalho.

A requisição do assistente social pela empresa se amplia com surgimento de novas necessidades sociais, a empresa passa a demandar deste profissional o desenvolvimento de trabalho de cunho assistencial e educativo junto ao empregado e sua família. Hoje a alteração das formas de gestão da força de trabalho nas empresas diversificam as demandas dos assistentes sociais. Esses são convocados a atuar em programas de qualidade de vida no trabalho, saúde do trabalhador, gestão de recursos humanos, prevenção de riscos sociais, reengenharia, administração de benefícios estruturados segundo padrões meritocráticos, elaboração e acompanhamento de orçamentos sociais, entre outros programas.

Enfim, a empresa moderna entende a importância da atenção diferenciada a seu quadro funcional e o assistente social apresenta-se como profissional qualidicado a apresentar as respostas necessárias às demandas empresariais. Bom Jesus do Itabapoana até recentemente teve curso superior de altíssima qualidade na área de Serviço Social e o que percebemos é que as empresas na nossa região talvez não tenham atentado para o bom aproveitamento de todo o potencial deste profissional.

Serviço Social 7258501941405118781

Postar um comentário

Página inicial item

Escolha o Idioma

Roberto Coelho do Carmo

Fotos Flickr

Serviço Social

Popular Posts