Loading...

Transtornos mentais mais comuns

Podemos afirmar que a história da doença de uma população é social e gesta-se nos processos sociais, antes de ter sua expressão sensível. C...

Podemos afirmar que a história da doença de uma população é social e gesta-se nos processos sociais, antes de ter sua expressão sensível. Com as recentes mudanças na organização social através do processo de reestruturação produtiva, as classes trabalhadoras acabarão trazendo em seus corpos por um longo período, todas essas mudanças, independentemente do futuro próximo.

Em dados divulgados dia 2 de setembro pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e amplamente propagados pela imprensa mundial apontam, que nos próximos 20 anos, a depressão tende a se tornar a doença mais comum do mundo, afetando mais pessoas do que qualquer outro problema de saúde, incluindo câncer ou doenças cardíacas.

Para a OMS, a depressão será também a doença que mais gerará custos econômicos e sociais para os governos, em função dos gastos gerados pelo tratamento e das perdas de produção.

É importante frisarmos que esta não é uma realidade exclusiva aos países desenvolvidos ou aos grandes centros urbanos. Em Trabalho de Conclusão de Curso apresentado em agosto de 2009 e baseado em observações feitas durante estágio no Programa de Saúde Mental de Bom Jesus do Itabapoana-RJ, já alertávamos para esta realidade, principalmente associadas a trabalhadores informais ou desempregados e pobres. Não é de hoje que faz-se a associação de como o stress pode ser ocasionado não só no processo laboral, mas nas tensões geradas por baixos salários e pela instabilidade no emprego.

Por fim gostaria de ressaltar que a população em vulnerabilidade social não está fadada ao transtorno mental, mas suas condições de vida podem deixar os indivíduos mais propensos a estados de mal estar, manifestos através dos Transtornos Mentais Comuns (TMC) como insônia, fadiga, irritabilidade, esquecimento, dificuldade de concentração, mas, por outro lado, o aumento da densidade das redes de apoio social diminui o risco de TMC.

Publicado originalmente no jornal Reporter de Bom Jesus do Itabapoana sob o título de: Previsões sobre o transtorno mental

Trabalho 1874303721662769225

Postar um comentário

Página inicial item

Escolha o Idioma

Roberto Coelho do Carmo

Fotos Flickr

Serviço Social

Popular Posts